A Missão de Cada Ser Humano

Felicidade é o que melhor define a missão do ser humano. Ser feliz! E, para ser feliz não há outra maneira a não ser despertar no outro o mesmo sentimento por meio de ações que o façam se sentir valorizado, que o desperte para a possibilidade de realizar seus sonhos por sua própria conta reconhecendo em si talentos que ainda não percebia.

Felicidade é a mais gostosa sensação que a alma experimenta e a satisfação mais plena que ela alcança quando ajudamos alguém a realizar seu sonho ou superar uma dificuldade e resolver um problema.

Por isso que todas as pessoas que se dedicam a ajudar a seus semelhantes são as mais felizes da terra.

Mas antes é preciso superar nossas tendências para satisfazer nosso egoísmo, egocentrismo e egotismo, as três principais reivindicações do ego.

Temos que superar nossa tendência de pensar em nós primeiro antes de pensar nas necessidades dos outros; superar nossa tendência de nos achar o centro das atenções e das necessidades sem levar em consideração que os outros também têm problemas a resolver; superar nossa tendência de achar que as nossas dificuldades e necessidades são maiores e mais importantes que as dos outros.

A alma nos ensina compartilhar, mas o ego só quer acumular para si. Só quem supera seu ego torna-se capaz de ser generoso com os outros.

A missão de cada ser humano é, pois, sua autorrealização naquilo que preenche sua alma de satisfação despertando um sentimento de completude e gratidão. É uma coisa que parece já estar escrita na alma, que já sabemos como fazer e vai se desenrolando ao longo da vida conforme vão se sucedendo seus ciclos e etapas.

Nossa missão pode se desdobrar em muitas ações diferentes ao longo da vida, mas, intrinsecamente, sempre será aquilo que satisfaz e pacifica nossa alma, que a preenche de alegria duradoura e permite um sono tranquilo e uma gratidão profunda, que nos permite ao final de cada dia dizer: Missão cumprida!

E como saber qual é a nossa missão?

Basta se ligar no sentimento que se erradia pelo corpo quando está realizando o que mais gosta. Pode ser que você seja uma pessoa extremamente egoísta e não perceba que sentimentos nobres só despertam quando nossas ações afetam positivamente aos outros também. O sentimento de satisfação que é felicidade é o que fica na alma para sempre, diferentemente daquela alegria fugaz que você experimenta quando satisfaz apenas seu ego em seus desejos.

O ego deseja mais coisas, mais poder, mais status, mais reconhecimento, mas a alma sofre quando só o ego é reconhecido. O ego também é importante, ele é nossa identidade na personalidade, porém, ao nos identificar demais com ele perdemos um pouco da conexão com a alma. Às vezes perdemos toda conexão.

Pode ser que a sua missão seja ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes escrevendo livros de autoajuda e autoconhecimento, fazendo palestras, ensinando matemática ou geografia, não importa o que, desde que aquilo que você faça preencha sua alma de plenitude e felicidade e desperte no outro sentimento de gratidão. Para outros, a missão poder ser construir casas para que as pessoas vivam mais confortáveis; outros terão como missão governar cidades, estados e nações proporcionando leis mais justas e condições mais favoráveis à vida humana.

Não é o fato de estar realizando ou construindo algo que vai preencher sua alma com satisfação e felicidade, a autorrealização, mas o objetivo levado em conta para isso. Se, construir casas for só um meio para engordar sua própria conta bancária sem visar à satisfação e o bem estar das pessoas que irão morar nelas, isso só satisfará temporariamente seu ego, mas a alma permanecerá vazia.

Mas se, ao construir casas, ao governar, ao escrever um livro e fazer uma palestra, o objetivo em mente é o quanto de satisfação e bem estar, de consciência e motivação você vai proporcionar e despertar nas pessoas que irão usufruir daquilo que está fazendo, aí então sua missão estará sendo realizada.

Construir casas para as pessoas viverem mais confortáveis é uma missão nobre, assim como ensinar a um dependente imaturo a se tornar autossuficiente, como plantar árvores para o planeta ficar mais saudável ou abrir estradas para as pessoas poderem viajar com mais segurança e conforto, porém, seja qual for a ação o componente fundamental será sempre o objetivo nobre de proporcionar a satisfação e as condições para a felicidade de todos!

No fundo, a missão do ser humano é uma só – sua autorrealização através daquilo que desempenha para que mais gente se autorrealize. Os meios e as ações são diversos, mas o objetivo é o mesmo – a satisfação e a felicidade de todos!

A missão de cada ser humano é o que resulta positivamente de suas ações. É aquilo que está implícito no seu trabalho, nos seus negócios, nas suas responsabilidades públicas gerando satisfação e felicidade para todos.

Talvez seja mais correto dizer que nossa missão é compartilhar generosamente aquilo que multiplicamos com nossos talentos. Não necessariamente distribuir bens e dinheiro, mas oportunidades.


© 2019 - Luz da Consciência