Quando a Sombra se Torna Sua Aliada

Um momento de solidão, quando compreendido traz percepções interiores das mais valiosas. Essa solitude, que não carece de companhias, nem se traduz por depressão, e o contato íntimo e amoroso com a sombra emergente, transforma significados e liberta traumas mantidos nas memórias encobertas por mágoas e frustrações, medos e vergonhas, raivas e ódios do passado. O erro, cometido por quase todos, é lutar contra a sombra, quando, do mesmo modo, essa luta reforça ainda mais o seu poder aturdente.

Esses aspectos sombrios que guardamos em nossas memórias, são as sobras das experiências mal sucedidas no passado que podem ser ressignificadas a qualquer momento. Uma das causas da depressão, dentre as tantas, surge da luta contra a sombra, que, de tanta energia demandada pela luta, a transforma em um buraco negro na alma sugando tanta energia que você se prostra sem forças para reagir.

A sombra não é nossa inimiga e sim o aspecto inferior da nossa natureza, que tem grande poder sobre nós quando não integrada à nossa alma e eu superior. Ela se torna aturdente sempre que a negamos, negligenciamos ou lutamos contra ela; ao contrário, quando integrada com a alma e o eu superior, ela se torna nossa força de ação inteligente e criativa.

Negar e negligenciar, ou lutar contra qualquer sentimento, só reforça seus aspectos mais nocivos, e até os bons sentimentos podem se transformar em fantasmas da sombra. Aproveite seus momentos de tristeza e solidão para transformar a sombra na sua força de bem pelo amor e luz da consciência.

Luìz Trevizani


© 2019 - Luz da Consciência